Harry Potter e os 3 níveis de leitura.





As pessoas sempre me questionam porque eu gosto tanto da saga Harry Potter. As que tem tempo de me ouvir responder,  sempre me pedem para escrever sobre o assunto. E já convenci muita gente que não se interessava pela história de que seria válida uma segunda leitura. Por isso, resolvi escrever aqui sobre o assunto. Mas primeiro preciso falar sobre os níveis de leitura que se pode chegar em um texto, pois isso implica no tamanho da importância que se dá a ele.

Primeiro há a leitura literal do texto, onde você lê somente o que está escrito:

(Ex: Harry Potter é um menino órfão que descobriu que é um bruxo e vai para uma escola de magia e Voldemort um bruxo mau que quer vencer a morte e dominar o mundo);

Segundo,  a leitura das entrelinhas, onde você lê além do que está escrito:

(Ex: Harry Potter é um herói vulnerável que ao longo da história descobre dentro de si valores como coragem, lealdade e amizade e Voldemort um vilão prepotente e orgulhoso que se acha invencível, mas que na verdade só está manifestando toda a sua falta de amor);

E a leitura que está por trás do texto e esta, para ser alcançada, carece de uma vivência de mundo mais aprofundada, onde você consegue compreender o  que levou o autor a escrever sobre aquilo e o que ele quer dizer com aquele texto:

Harry Potter é o símbolo do herói vulnerável que se sacrifica pelo bem comum e possui valores e princípios muito elevados e Voldemort um ditador, racista, que possui grandioso medo de perder o poder. 
Não creio que algumas semelhanças com o nazista Adolph Hittler seja coincidência. A história não fala de magia, fala de preconceito racial e busca pelo poder. Também não acho que seja por pura ingenuidade que J.K Rowling (Ela era professora antes de se tornar escritora) tenha ambientado toda história em torno de uma escola. A educação é o ponto chave do desenrolar dos acontecimentos. Quando o Lord das Trevas assume novamente o poder na política, o primeiro lugar no qual ele entra e coloca a seus moldes é a escola. Ele determina o quê e como as pessoas vão aprender. O objetivo claro é deixar as pessoas ignorantes para que ele possa subjugá-las.
A magia é uma alusão a nossa alta tecnologia, ao mesmo passo que a nossa tecnologia se inspira na magia que sempre permeou o universo imaginário humano. E nem de longe ela é o foco da história.
Em matéria de simbologia a saga é riquíssima. A autora fez um grande estudo sobre arquétipos e usou na história símbolos que são usados desde que o Homem é Homem. Vamos começar pela varinha, símbolo arquetipico de poder masculino. O poder de ação, de coragem, de agressividade. A própria tríade Harry, Rony e Hermione faz grande sentido pra quem conhece a simbologia do número 3, onde eles se completam. Rony é o impulso, a voz do coração, enquanto Hermione é a razão, a ponderação, o planejamento, e Harry o equilíbrio entre ambos. E por falar em número, Voldemort escondeu pedaços de sua alma em 7 horcruxes. O número 7 significa ascenção espiritual. Acabando com as horcruxes, objetos onde ele escondeu partes de sua alma, ele morre.
Professor Dumbledore é o velho sábio, a representação simbólica da sabedoria a ser alcançada ou encontrada dentro de si mesmo. E a jornada heróica de Harry nada mais é do que um grande ritual de transformação de um menino em um homem. Ritual que nos falta nos dias de hoje, onde podemos ver muitos meninos de 40 anos circulando por aí.
Eu poderia escrever um livro sobre o assunto de tantas coisas que podem ser discutidas através da leitura da saga, embora acredite que já tenha alguns (eu mesma possuo dois), mas vou me ater ao assunto posto no título. Para compreender porque continuo lendo e assitindos os filmes da saga HP é preciso alcançar esses 3 níveis de leitura. Para conseguir enxergar tudo que eu enxergo e aprender tudo que aprendo toda vez que pego o Expresso de Hogwarts na plataforma 9 ¾. Talvez até escreva sobre a simbologia usada em cada livro, mas não nesse momento. Há muita leitura a ser feita e muitos símbolos a serem desvendados antes de eu ser considerada uma exímia conhecedora do assunto. No momento me considero apenas uma leitora esperta que consegue ler além do que está escrito.
E pra fechar, a sabedoria do Professor Dumbledore: “As palavras são a nossa mais poderosa fonte de magia”. (J.K. Rowling em Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Comentários

  1. Querida Raquel, adorei teu texto.

    "E a jornada heróica de Harry nada mais é do que um grande ritual de transformação de um menino em um homem. Ritual que nos falta nos dias de hoje, onde podemos ver muitos meninos de 40 anos circulando por aí."

    É isso aí mesmo!!! E saiba que fiquei muito feliz por vc ter se lembrado de mim pra ler seu texto.
    bjos e saudades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário. Sua opinião é muito bem vinda aqui.