5 MOTIVOS PARA FAZER ARTETERAPIA



A arteterapia é uma ferramenta poderosa de transformação pessoal onde, através de atividades artísticas, o indivíduo entra em contato com seu inconsciente e se comunica consigo mesmo. Essa comunicação inconsciente-consciente se dá através dos símbolos que são plasmados por via da arte. Durante essa "conversa" o indivíduo vai se conhecendo melhor, resgatando sua autoestima, tornando-se mais autônomo em sua vida e mais forte para lidar com os problemas que nela surgirem. O arteterapeuta é o mediador dessa conversa e guia o processo de acordo com seus conhecimentos sobre símbolos, sobre a aplicabilidade das técnicas artísticas e sobre a psicologia analítica Junguiana.
Mas por que fazer arteterapia? Veja abaixo 5 motivos listados:

1. É prazeiroso!

O fazer artístico em si, já é, por si só, um deleite. Muitas vezes, em vez de colocar para fora aquilo que lhe aflige através da fala, o arteterapeuta vai lhe direcionar a criar uma imagem utilizando o material mais adequado para aquele momento. E, na maioria das vezes, o símbolo representado fala mais sobre os problemas que nossa eloquência é capaz de expressar. Afinal falar sobre o que sentimos em momentos difíceis pode ser bastante doloroso. Mas com a arte, pode ser também muito prazeiroso. Uma distração séria e organizada que pode nos relaxar, nos concentrar, nos elucidar, dependo de cada ocasião.
2. É diferente!

Quase sempre uma sessão leva à outra. Uma imagem que gera outra imagem, que gera outra possibilidade... Um material em uma sessão, outro material na próxima e assim por diante. Na arteterapia há muitas formas de "falar"sobre si. E ao longo do percurso você vai descobrindo novas técnicas, novos materiais, novos gostos e novas habilidades.

3. Você enxerga seu processo!

Como a conversa é sempre permeada de símbolos plasmados artisticamente, você consegue acompanhar a sua evolução através desses registros. E muitas vezes esses registros são revisitados, justamente para que o indivíduo tome consciência de seu percurso, do quanto ele já encontrou com aquele símbolo, quais descobertas ele já fez a partir dele. É um processo bastante transformador.

4. Você se torna mais criativo!

Sim. Mesmo que você se considere um ser sem criatividade nenhuma, em algumas sessões você já vai estar desbloqueando esse fluxo. Afinal somos seres criativos por natureza. Não fosse isso, ainda estaríamos vivendo em cavernas. Quando começar a gostar das coisas que faz, aí então, você passará a criar de objetos para sua casa a soluções para a sua vida. É maravilhoso passar por isso.

5. Sua autoestima se fortalece!

Além de ser bem legal se conhecer e se perceber um ser autônomo e criativo, você vai perceber o quanto essas experiências vão fazer você ter uma imagem mais real de si mesma (o). Nem se achando um ser sem criatividade, nem se achando a última bolacha do pacote. Apenas um ser consciente de suas habilidades e limitações, e sabendo como lidar com elas no dia a dia. Isso é ter a autoestima fortalecida e saudável. É conhecer-se bem e saber aproveitar o melhor de si e do mundo.

Escrevi esse texto baseada em estudos sobre arteterapia, em minha vivência enquanto arteterapeuta e na experiência enquanto cliente de arteterapia. 

GOSTOU DA IDEIA E QUER FAZER ARTETERAPIA? PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

QUER SABER MAIS SOBRE PROCESSO CRIATIVO? CLIQUE AQUI.

QUER REFLETIR SOBRE O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE? CLIQUE AQUI.

Comentários