A arte é capaz de transformar?

Vik Muniz - Lixo Extraordinário


Em 2008 ou 2009, não me lembro bem, visitei a exposição de Vik Muniz no Museu de Arte Moderna, o MAM, aqui do Rio, e assisti algumas partes do documentário que mais tarde foi lançado mundialmente: Lixo Extraordinário. Posto que eu já conhecia o trabalho do Vik, algumas de suas histórias, histórias de suas obras, não imaginei que me emocionaria tanto em assistir o documentário completo. É, de fato, tocante, catártico.
Logo no início do documentário ele justifica o projeto fazendo as seguintes perguntas: É possível a arte transformar a vida das pessoas? E, se sim, como?
Ao ouvir essa indagação, eu, como arte terapeuta, logo me atrevi a responder mentalmente que "sim" seria a resposta mais lógica, mas "como?" é uma pergunta difícil de responder, sem que a pessoa vivencie o processo. Eu posso discursar sobre como o fazer artístico traz à tona símbolos do inconsciente que, uma vez trazidos à luz da consciência, promovem o autoconhecimento e este já é um fator transformador. Posso dizer também que ao se ver criador de algo belo e seu, o indivíduo agrega valor a sua identidade e isso faz com que sua autoestima se fortaleça. Mas como discurso, me parece pouco perto do quão transformador pode ser esse processo e do que essa transformação significa na vida das pessoas.
Eu os convido agora a assistir ao filme e ver e sentir o poder transformador da arte nesse link.

Após assistirem o filme, reparem na transformação que o processo detona nas vidas dessas pessoas. E eu não estou falando das mudanças materiais, pois eles receberam pelo trabalho e esse dinheiro acabou ajudando para o progresso deles, mas nas mudanças do olhar sobre si mesmos, principalmente. 
Reparem também no processo do Vik, da esposa dele e de todos que passaram por ele. E repare em você, ao terminar de assistir ao filme. 
É a arte dentro da arte, transformando-nos a todos, através de um diálogo simbólico belíssimo.
Bom filme e até a próxima.
Raquel

Comentários